Clínica Escola PDF Imprimir E-mail

Criação - A Clínica-Escola da Faculdade de Psicologia é um laboratório de aplicação de psicologia clínica. Foi criada em 1978, com o objetivo de organizar e coordenar as atividades referentes ao estágio curricular obrigatório em Psicologia Clínica para a obtenção do grau de Psicólogo, segundo determinação do Conselho Federal de Educação.

Sua primeira coordenadora foi a Psicóloga Liana Fortunato, cuja gestão se estendeu até o ano de 1981.

Estágio Supervisionado

As atividades do estágio incluem estudo teórico, simulações de entrevistas, atendimento em duplas, gravação e filmagens das sessões e supervisão por meio de fitas de vídeo. O laboratório de clínica psicológica realiza também pesquisas, estudos de caso, grupos de estudos, cursos de extensão, plantão pcicológico, educação de gêneros e psicoterapia de casais, entre outros eventos.

Atendimento

Dentre outras atividades, a Clínica oferece atendimento de emergência, triagem, psicoterapia individual e de grupo, atendimento médico psiquiátrico, avaliação e acompanhamento social. Grupos de reflexão, grupos de pais e grupos de orientação profissional funcionam eventualmente.

Além de contribuir para a formação do profissional de Psicologia, desde sua criação, a Clínica-Escola funciona como prestadora de serviços à comunidade por meio do  atendimento a crianças, adolescentes e adultos, preocupando-se com a qualidade do atendimento prestado.

Clientela Atendida:

Comunidade universitária; crianças , adolescentes e adultos da comunidade externa, preferencialmente aquela de menor poder aquisitivo, que apresenta demanda por atendimento psicológico. O ingresso se dá por meio de uma entrevista de triagem, que ocorre geralmente no início de cada semestre letivo.

Localização:

O prédio que abriga a Clínica de Psicologia está localizado no setor básico da Cidade Universitária José da Silveira Neto (campus do Guamá), ao lado do Ginásio de Esportes da UFPA.

Horário de Funcionamento:

De 08 às 13h e das 14 às 18h

Equipe da Clínica:

Coordenadoras (Gestão agosto/2014 a janeiro/2016):

· Administrativa: Psicóloga Lorena dos Santos Lameira

· Técnico-Acadêmica: Profª Dra Sandra Bernadete da Silva Moreira

Assistentes em Administração (Secretaria):

· Joana Maria Monteiro Holanda de Lima

· Maria Elizia Lopes Barbosa